segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ideograma

Cada ideograma é uma sílaba, cada palavra ( substantivo) pode ser formada por mais de um ideograma, ou seja, mais de uma sílaba. Chamaremos, neste livro, o resultado dessa junção de palavras compostas. Assim como temos no português, quando junta duas palavras diferentes, pode adquirir novas palavras e sentidos, tais como: guarda-chuva, guarda-volume.

Agora, veja em chinês:

kǒu (boca)+shuǐ (água)= kǒu shuǐ (saliva)

outro exemplo:

diàn (computador) + năo (cerebro)= diànnăo computador

Os primeiros ideogramas foram registrados cerca de 5000 a 6000 anos atrás, como desenhos nos ossos de animais, nas cascas de tartaruga, e mais tarde, nos cobres, até chegar nos papeis. Passaram por mudanças ao longo do tempo para chegar nos símbolos que nos conhecemos hoje. Graças a esse processo de evolução, muitos ideogramas de imagem/forma não lembram mais os objetos representados. Agora vamos conhecer algumas suas origens:

1. As imagens da natureza ou as formas dos objetos:

Por exemplo:



















2. Sentido: Outra maneira foi por meio do sentido da palavra.

Por exemplo:

(Areia)(água)(pouca)

Há também ideogramas originados pelo som e aqueles que foram emprestandos. E a partir destes e de suas pronúncias que o chinês criou outros ideogramas. É interessante o estudo desses símblos, pois ao decodificar seus sentidos nos permitem entender o pensamento dos ancestrais que inventara-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário